- Área: 300 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Oscar Hernández
-
Fabricantes: B.lux, Cemex, Construlita, Helvex, Interceramic, Schneider Electric, VALVO
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está num terreno regular de 12 x 25 m em uma zona alta à noroeste da cidade de Aguascalientes, com a frente voltada para o leste e com as características próprias desta região geográfica, de clima temperado regular semi-seco e entardeceres privilegiados com vistas para o Cerro del Muerto.
O programa responde às necessidades de uma família de 4 integrantes, zoneando os usos em níveis, onde o térreo concentra os usos sociais, o pavimento superior concentra os quartos e serviços, e o átrio é aproveitado gerando um estúdio de trabalho com um terraço-jardim.
Na porção norte do edifício deixa live um jardim ao sul que permite que todas os espaços da casa interajam com ele, o que potencializa a relação interior e exterior num âmbito privado. Uma fachada fechada para o exterior é gerada ao manifestar unicamente os acessos de veículos e pedestres num jogo de volumes que giram e se deslocam a partir de um vértice vertical que os une.
No interior, os espaços são estruturados através de um eixo que percorre longitudinalmente a construção: um espaço de pé direito duplo é cortado por uma passarela de vidro que deixa passar a luz e converte a si mesmo numa coluna vertebral para aceder cada espaço do programa.
A condição do terreno é aproveitada para gerar um estúdio num terraço jardim que enquadra as vistas em direção ao entorno construído, e se abre à leste para a cidade e para o horizonte de belos entardeceres. Dentro deste jardim existem algumas perfurações que servem para alimentar de luz natural os espaços íntimos da sala principal e ao mesmo tempo se convertem em fantasmas de luz na parte superior.
O sistema construtivo ampliado é a base de paredes feitas em painéis de poliestireno cobertos com placas de concreto aparente coladas in loco, o que lhe confere características térmicas e acústicas de grande qualidade, evitando a utilização de meios artificiais e mecânicos para o conforto climático, configurando uma materialidade que é complementada com elementos naturais aparentes, como a madeira e o mármore.